quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Todos os portais: realidades expandidas

      
Nelson de Oliveira aposentou-se definitivamente da literatura em 1° de janeiro de 2012. Ele, a mulher e a filha saíram do país. Fontes pouco confiáveis afirmam que estão no Caribe, gozando de merecidas férias. Em cima de sua mesa de trabalho foi encontrada (quem encontrou? não sei, talvez a empregada, talvez um parente próximo) uma pasta endereçada ao amigo e editor da Terracota, Claudio Brites. Dentro da pasta estavam os contos selecionados por Nelson para a antologia Todos os Portais + o texto de apresentação + o sumário (ordem em que os contos deveriam aparecer no livro) + recomendações gerais quanto à capa e ao projeto gráfico. Havia também um bilhete endereçado ao editor: “prezado amigo, publique quando achar conveniente”.

Todos os portais: realidades expandidas reúne alguns textos publicados nos seis volumes da revista independente Projeto Portal. Durante três anos, seis portais foram abertos no mapa da literatura brasileira. Seis passagens para outros mundos, outros metabolismos, outros sistemas de pensamento. Portal Solaris surgiu no verão e Portal Neuromancer na primavera de 2008, Portal Stalker irrompeu no verão e Portal Fundação no outono de 2009, Portal 2001 apareceu no inverno e Portal Fahrenheit na primavera de 2010.

O Projeto Portal foi uma revista de contos de ficção científica editada no sistema de cooperativa. A pequena tiragem de cada número foi paga pelos participantes e os exemplares foram divididos entre eles. O Projeto Portal não se destinava ao grande público, mas apenas ao pequeno grupo de aficionados mais refinados. O lema da galera era: poucos exemplares para poucos leitores exemplares. Por isso os exemplares da revista não foram vendidos, eles foram distribuídos entre os melhores leitores do país. Foram 6 edições, 798 páginas, 44 autores, 129 contos (50 curtos, de até 3 páginas, e 79 longos) e 2.450 exemplares. Nada mal para um empreendimento sem qualquer finalidade comercial, cujo objetivo primeiro foi divulgar a boa ficção científica brasileira.

Todos os portais: realidades expandidas é uma seleção de narrativas dos seis números do Projeto Portal. São vinte e um contos, vinte e um autores. Agora em edição comercial. Imaginem delicados psicotrópicos artificiais capazes de abrir as portas da razão e os portões da percepção. Imagine sutis substâncias alucinógenas capazes de estimular a fantasia e a inteligência sem provocar danos neurológicos irreversíveis. Todos os portais são essas drogas seguras.

Através deles a realidade de primeira ordem — o aqui e o agora percebidos pelos cinco sentidos — irá se desdobrar em outras realidades muito mais estimulantes: a da ciência, a da filosofia, a da arte e a da religião, todas de segunda ordem. Outras leis físicas, metafísicas e patafísicas irão coordenar as constelações sensoriais. O passeio por essas paisagens de segunda ordem, habitadas por personagens estranhas e sedutoras, nunca é sossegado e monótono. É sempre perigoso e inquietante. E, por isso, muito prazeroso.

AUTOR: Nelson de Oliveira (org.)
ISBN: 978-85-62370-57-1
IDIOMA: Português
EDIÇÃO: 1
ANO DE EDIÇÃO: 2012
PÁGINAS: 208
FORMATO: 14×21 cm
GÊNERO: Literatura Brasileira – Ficção Científica
VALOR: R$ 32,00

CONTOS DE: Ana Cristina Rodrigues, Ataíde Tartari, Braulio Tavares, Brontops Baruq, Carlos Emílio C. Lima, Claudio Brites, Fábio Fernandes, Geraldo Lima, Ivan Hegenberg, Jacques Barcia, Laura Fuentes, Luiz Bras, Marco Antônio de Araujo Bueno, Maria Helena Bandeira, Mayrant Gallo, Mustafá Ali Kanso, Petê Rissatti, Ricardo Delfin, Richard Diegues, Roberto de Sousa Causo, Tiago Araújo.

Um comentário:

  1. Estive no lançamento aqui em SP, ainda não consegui ler a obra toda, mas li alguns contos, entre estes o seu "Dobras", do qual gostei bastante, mas o maior elogio é que preciso relê-lo pois numa só leitura é impossível dar conta.

    ResponderExcluir